O passado não pode ser deixado em branco, mas também não pode fazer com que nos entristeçamos. Para que se lembrar de desavenças, brigas e discussões se isso só faz com que não aprendamos a perdoar? Lembranças boas são aquelas que nos fazem querer reviver as emoções passadas.
As pessoas não sabem o real sentido da vida porque ao lembrar-se do passado lamentam o presente, naturalmente não fazem nada para ter um futuro melhor. Lembranças dos erros só podem ficar em nossa mente se é para um aprendizado, aprender com os erros é uma dadiva.
Lembre-se das coisas felizes que fizeram nascer um sorriso no rosto, das vezes em que você se divertiu com os amigos, das gargalhadas, invenções culinárias, aventuras e tudo aquilo que fez a amizade crescer. Busque na memoria livros que te fizeram rir, chorar e aprender. Das musicas que te marcaram num momento bom, lembre-se de tudo isto.
Selecione o que vale guardar na memoria. E faça de sua mente uma caixinha de joias, que você poderá abrir em qualquer momento, e escolher as quais você acha mais preciosa. Esqueça tudo o que te vez chorar, e deixe que o dia lhe mostre mais preciosidades que ainda não se encontram em sua caixinha.
Emília Gularte